segunda-feira, 30 de abril de 2012

O livro do Apocalipse



O livro do Apocalipse é instigante e belo, a começar pelo fato de ser o único livro da bíblia que carrega em si uma promessa de bem-aventurança para quem o lê, “Bem-aventurado aquele que lê e guarda as palavras desta profecia” Ap 01:03. Na minha adolescência eu o li algumas vezes, e com minha cabeça de adolescente viajava com todas aquelas figuras de linguagem, para mim aquilo era quase uma aventura hollywoodiana. Sempre me embaraçava com os números e quase sempre chegava a conclusão que para entender aqueles cálculos eu teria que entrar em uma faculdade de matemática ou de física quântica, de maneira nenhuma decorava as seqüências de acontecimentos ali descritos, isso sem falar que eu não sabia se o que estava escrito já tinha acontecido ou ainda iria acontecer. Em minha busca sincera pela interpretação correta do texto me engajei em longas pesquisas e discussões infindáveis com Aminelistas, Pré-milenistas, Pós-milenistas e todos os “istas” que me esbarrei ao longo da caminhada.

Confesso que continuo embaraçado com os números e quase tudo que leio, ouço ou que tenho a dizer sobre o apocalipse continua no campo teórico. As divergências sobre o que é ou não literal variará de acordo com os fundadores de cada pensamento e cada simpatizante teórico defenderá seus argumentos com dificuldades em responder questões relacionadas à cronologia de acontecimentos futuros e a literalidade ou não do que vai acontecer. Porém em algumas coisas todos devem concordar:
  • O fim de tudo o que é conhecido e o início de um novo tempo é um fato inamovível em todas as escrituras e é reafirmado com contundência em todo o Apocalipse
  • Deus está no trono, essa é uma verdade gritada em toda profecia apocalíptica, o Todo Poderoso não perdeu e jamais perderá o controle de nada
  • Deus julgará todas as coisas e não haverá possibilidade de se ocultar nada diante dEle
  • Um dia o caos se instalará em todos os setores da vida, e os poderes que regem a política, religião, ciência e economia serão abaladas, e quase tudo entrará em colapso
  • Aparecerá um líder mundial extremamente carismático e com poderes inimagináveis
  • São as forças espirituais que colocarão em funcionamento as engrenagens que desencadearão os acontecimentos do fim
  • Os acontecimentos escatológicos não são apenas de cunho local, são de cunho global e cósmico
  • Satanás continuará sendo um inimigo vencido mesmo que por um pequeno espaço de tempo ele vença os santos através da vontade permissiva de Deus
  • A eternidade com Deus é infinitamente melhor do que a limitação do nosso presente com Ele, e a eternidade sem Deus é infinitamente pior do que o presente sem Ele
  • A perseverança e o triunfo andarão sempre de mãos dadas


Jonatas Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário