sexta-feira, 15 de abril de 2011

palavras não... Palavra!

A bíblia não é apenas um livro, a bíblia também é Luz para os nossos caminhos, assim declarava o salmista, e os adjetivos que cabe a essa “biblioteca” são inúmeros: Palavra de Deus, Sagradas Escrituras, Livro do Senhor, Espada de dois gumes... A bíblia já foi alvo de ataques ferrenhos por parte da elite pensante através dos séculos, e também foi a causa do martírio de muitos fiéis no desenrolar da história. Ela tem o poder de iluminar caminhos, mas pode também gerar trevas densas, tudo dependerá de quem a manuseia e como a manuseia. Nas mãos do diabo a bíblia se tornou em uma arma de ataque contra o próprio Filho de Deus, essa é a prova de que o inimigo da nossa alma não tem medo do livro chamado bíblia, pelo contrário ele o conhece do início ao fim. Nas mãos de alguns reis esse livro serviu para autenticar cruzadas, nas mãos dos hereges a bíblia se tornou em atalho para morte, nas mãos dos legalistas ela serviu como chicote punindo os desgraçados pecadores, nas mãos dos lobos vestidos de ovelhas ela se tornou garantia de bons negócios, nas mãos dos filósofos ela foi relativizada e nas mãos de muitos teólogos ela foi minimizada.

Para o profeta Ezequiel a revelação transcende as letras, para ele a revelação tem sabor e precisa ser comida antes de se tornar profecia, pois ao contrário do que muitos pensam a bíblia precisa descer para o estômago antes de subir para a cabeça e não o contrário. Nossa relação com a Palavra de Deus precisa ser mais visceral, ela precisa ser nosso alimento diário. Precisamos urgentemente ser curados da doença que nos levou a desnutrição da Palavra. Portanto, chega de repetir jargões e fórmulas e por misericórdia, proclamemos nossa independência do livro “mil e um esboço bíblico”, vamos jogar no lixo a idéia de que a bíblia só é proveitosa para uma classe especial de vocacionados e pelo amor de Deus não substituamos a Palavra por DVDs de pregação de quem quer que seja. Temos um banquete para saborear e não podemos jamais ficar fascinados somente com a beleza do cardápio que foi colocado na mesa. Por favor, leve a “Comida” a boca e coma.

Jonatas Oliva

Nenhum comentário:

Postar um comentário