sábado, 3 de abril de 2010

Jesus a antítese da santidade igrejeira

Santidade para muitos cristãos ganhou conotação de uma coisa muito ruim, mas que infelizmente, precisa ser observada। Ou seja, pra ser santo tem que ser triste, brega, carrancudo, obtuso, e tem que estar disposto a abrir mão de tudo que é bom. O santo não pode dar gargalhadas, não pode ir ao cinema, não pode orar sem ser de joelhos, não pode se dar ao luxo de sentir nenhum prazer, não pode... Pois a idéia dualista de que o corpo é algo ruim e o espírito é bom se impregnou no meio cristão de tal forma que se torna quase uma heresia discordar desse pensamento, que tem sua origem não em Jesus mas no gnosticismo da era apostólica. A própria imagem que temos de Deus é de um ser carrancudo envelhecido de longas barbas brancas, sentando em um trono pronto para despejar sua ira sobre os desgraçados pecadores. “A alegria do Senhor” é um sacrilégio para muitos, enquanto deveria ser “a nossa força” Neemias 08:10.
Olhando para os evangelhos não tem como negarmos que Jesus é um Santo diferente। Primeiro Ele é santo porque nEle não se achou pecado, notamos também que Jesus sendo o que foi, não discriminou ninguém por não ser igual a Ele. Provavelmente Jesus teria muita dificuldade de lidar com os Regulamentos Internos de muitas igrejas, acho até, que Ele não seria aprovado pelo clero em nenhum Concílio Eclesiástico de nosso tempo. Jesus escandalizou os “santos” do seu tempo porque amou o que os “santos” quiseram apedrejar, foi acusado de glutonaria porque nunca hesitou em entrar na casa de quem quer que fosse para uma refeição, foi chamado pelos príncipes do templo de príncipe das moscas porque fez milagres, foi acusado de ferir a lei porque curou no sábado, dia santo pra quem desconhece o verdadeiro sentido de santidade. Em nome do amor Jesus se embrenhou em lugares inóspitos e sem deixar de ser santo Ele encheu corações de santidade. O Jesus dos Evangelhos ainda escandaliza muita gente “santa”.
Jonatas Oliva

Um comentário:

  1. QUE DEUS CONTINUE DANDO SABEDORIA A VC PR. JONTAS PRA ENSANAMOS MAS SOBRE O REINO VIR EM NOSSOS CORACAO O REINO DE DEUS ... NAO O QUE O HOMEM DITA ...... JU E RO

    ResponderExcluir